Retomada

Pelotas está com saldo positivo no emprego

Dados do Novo Caged mostram 876 admissões a mais do que demissões em 2022, uma variação de 1,47%

Carlos Queiroz -

O saldo de empregos em Pelotas é positivo em 2022. É isso o que apontam os números do portal do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). O levantamento, que considera o período entre 1° de janeiro e 31 de maio, mostra que ocorreram 12.358 admissões contra 11.482 desligamentos, gerando um resultado positivo de 876 vagas - uma variação de 1,47%. O estoque, segundo os dados, é de 60.332 vagas no município.

O perfil dos contratados, segundo os dados do portal, é de homens, de 18 a 24 anos, com Ensino Médio completo. Dos cinco grandes grupamentos, a área de serviços se destaca, com 854 novas vagas. A indústria, com 162 postos negativos, é quem fechou o período com o pior índice. Nos cinco primeiros meses do ano passado, o saldo era também positivo, mas com menos vagas: 575. Os dois anos são bem melhores em comparação com 2020, quando o início da pandemia deixou, em apenas cinco meses, um saldo negativo de 3.430 empregos.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Pelotas (Secpel), Célio Vieira, os dados do Caged representam um alívio, indicando que o pior da crise econômica gerada pela pandemia já passou. “A gente tem notado um crescimento. Do final do ano passado para cá, tem percebido”, relata. Para Vieira, o momento é do setor tomar coragem e fomentar o empreendedorismo, algo que já ele já percebe em outras áreas.

Visão de quem conseguiu se encaixar
Trabalhadora do comércio, Carolina Escobar foi demitida do emprego anterior, no qual ficou por quatro meses, um dia antes de ser chamada para a entrevista em uma loja de eletrodomésticos, pela qual foi contratada. Para ela, isso é o sinal de um aquecimento do mercado. “Quanto mais emprego, mais gira o comércio”, analisa, comentando que o filho também foi chamado recentemente, para trabalhar em uma cafeteria. Carolina foi uma das pessoas que perdeu o emprego no início da pandemia e teve de se reinventar. Chegou a trabalhar de casa e, há quatro meses, voltou ao comércio. Ela explica que havia deixado o currículo em um banco de dados virtual e que, por isso, foi acionada. A loja em que ela trabalha contratou outras duas pessoas no mesmo período.

Ponto de vista do Sine
O coordenador do Sine, Glauber Burkle, analisa que Pelotas é uma cidade bastante sazonal, especialmente por grande parte das colocações ocorrerem na indústria e no comércio. Em períodos de final de ano e safras, por exemplo, as contratações aquecem. Agora, sem feriados e em período de entressafras, a tendência é de queda. “É um período que não é de produção e isso reflete em indústria, comércio e serviços”, pondera. Ele diz que há certa estabilização na construção civil, em comparação com outros períodos, o que diminuiu o fomento de vagas.

Até aqui, neste ano, a Agência Sine/Fgtas de Pelotas já ofertou 929 vagas, com 3.721 encaminhamentos e 353 colocações. Atualmente, o Sine conta com cerca de 70 vagas em aberto. Elas podem ser consultadas na internet no link: fb.com/sinefgtaspelotas.

[GRAFICO 01 06-07] Saldos mês a mês[GRAFICO 02 06-07] Saldo anual por grupamentos[GRAFICO 03 06-07] O perfil educacional[GRAFICO 04 06-07] Saldo por faixa etária[GRAFICO 05 06-07] Perfil por gênero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas e IFRS firmam parceria para ensino de Programação Anterior

Pelotas e IFRS firmam parceria para ensino de Programação

Projeto de lei proíbe em Pelotas nomeação de espaços públicos com personalidades escravocratas Próximo

Projeto de lei proíbe em Pelotas nomeação de espaços públicos com personalidades escravocratas

Deixe seu comentário